Ativo imobilizado: tudo o que você precisa saber sobre!

Ativos imobilizados referem-se a ativos tangíveis de longo prazo que são usados ​​nas operações de uma empresa. Proporcionam benefícios financeiros de longo prazo, têm vida útil superior a um ano e são classificados como “imobilizado” no balanço patrimonial.

Neste artigo, a Wert Engenharia vai explicar quais são as características dos ativos imobilizados e trazer alguns exemplos para que você possa compreender.

Ativo imobilizado e as características principais

As principais características de um ativo imobilizado estão listadas abaixo:

1. Eles têm uma vida útil de mais de um ano

Ativos imobilizados são ativos não circulantes que têm vida útil superior a um ano e aparecem no balanço patrimonial da empresa como ativo imobilizado.

2. Eles podem ser depreciados

Com exceção de terrenos e imóveis, os ativos imobilizados são depreciados para refletir o desgaste do uso do ativo imobilizado.

3. Usados ​​em operações de negócios

Os ativos imobilizados são usados ​​pela empresa para produzir bens e serviços e gerar receita. Eles não são vendidos a clientes ou mantidos para fins de investimento.

4. Eles são ilíquidos

Ativos imobilizados são ativos não circulantes no balanço de uma empresa e não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Vale lembrar que os ativos imobilizados são considerados no valuation de uma empresa.

Importância dos Ativos imobilizados

Os ativos imobilizados são fundamentais para qualquer empresa. Além de serem usados ​​para ajudar uma empresa a gerar receita, eles são observados de perto pelos investidores ao decidirem se investem em uma empresa. Por exemplo, o índice de rotatividade de ativos imobilizados é usado para determinar a eficiência dos ativos imobilizados na geração de vendas.

As empresas que usam seus ativos imobilizados de forma mais eficiente têm uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. O entendimento do que é e do que não é um ativo imobilizado é de grande importância para os investidores, pois impacta a avaliação de uma empresa.

Exemplos de ativos imobilizados

• Terreno

• Maquinário

• Edifícios e instalações

• Veículos (carros da empresa, caminhões, empilhadeiras etc.)

• Mobília

• Equipamento de informática

• Ferramentas

Embora a lista acima consista em exemplos de ativos imobilizados, eles não são necessariamente universais para todas as empresas. Ou seja, o que é “mobilizado” para uma empresa não pode ser considerado imobilizado para outra.

Por exemplo, uma empresa de entrega classificaria os veículos que possui como ativos imobilizados. No entanto, uma empresa que fabrica veículos classificaria os mesmos veículos como estoque. Portanto, considere a natureza dos negócios de uma empresa ao classificar os ativos imobilizados.