Avaliação de empresa: qual a importância de contratar esse serviço?

A avaliação de empresas, também conhecida pelo termo em inglês valuation, é um serviço que, através do levantamento de dados e da aplicação de algumas metodologias específicas, tem o intuito de determinar o valor patrimonial de uma empresa. O valor da empresa se dá através de uma avaliação de diferentes aspectos que englobam o patrimônio como um todo, como por exemplo os bens tangíveis (equipamentos, imóveis e etc) e os bens intangíveis (marca, patentes, softwares, lista de clientes, etc). Trata-se de um serviço importante para as empresas, e até mesmo indispensável em algumas situações.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância de contratar o serviço de avaliação de empresas:

O impacto da avaliação de empresas na gestão

O valuation, ou serviço de avaliação de empresas, pode ser utilizado como uma importante ferramenta para a gestão das empresas. Levando em consideração que é papel da gestão a busca pela utilização de estratégias que auxiliem no sucesso e crescimento da empresa, é importante que as pessoas envolvidas nessa tarefa entendam qual é a situação em que a mesma se encontra no momento: Qual é o valor total do patrimônio da empresa? Qual é o peso do valor da marca dessa empresa?

Conhecer os dados que são indicados através da avaliação de empresas pode ser fundamental para possibilitar o desenvolvimento dessas estratégias e a elaboração de projeções futuras.

A avaliação de empresas possibilita negociações

A avaliação de empresas possibilita uma série de negociações, como a realização de IPO (entrada no mercado financeiro e venda de ações na bolsa de valores) para abertura de capital e atração de acionistas, fusões entre empresas, realização de empréstimos bancários, compra e venda, dissolução, entre outras situações.

Saber o valor de mercado exato da empresa é fundamental para sustentar as negociações, uma vez que não seria possível realizar a maior parte delas sem o conhecimento desses dados. No caso de um IPO, por exemplo, o valor das ações que serão adquiridas pelos cotistas é resultado da divisão do valor de mercado da empresa pela quantidade de ações que serão negociadas.

Serviço de avaliação de empresas

Para saber mais informações sobre o assunto ou contratar nosso serviço de avaliação de empresas, entre em contato conosco agora mesmo!