No que consiste uma avaliação para dissolução societária?

Uma maneira muito comum de iniciar uma empresa é ao lado de um amigo ou colega. E isso pode ser muito bom. Afinal, vocês têm uma certa afinidade, irão trabalhar juntos diariamente e compartilham da mesma ideia: o sucesso do negócio. Mas também é muito comum que, em algum dia, esse projeto chegue ao fim. E como lidar com o fim de uma parceria nos negócios e ocorre a dissolução da sociedade? É justamente sobre avaliação para dissolução societária que a Wert Engenharia vai tratar neste artigo.

O que é dissolução de sociedade?

Resumidamente, a dissolução de sociedade é quando a sociedade é desfeita. Isso pode acontecer de maneira total ou parcial. A dissolução ocorre quando houver consenso dos sócios, deliberação por maioria, saída por vontade própria, falecimento, falência e em algumas outras situações.

Dissolução total é quando existe necessidade, ou vontade, de realizar a extinção da sociedade empresarial de maneira integral. Ou seja, a empresa será fechada.

Dissolução parcial é quando existe necessidade, ou vontade, de realizar a extinção apenas de parte da sociedade. Sendo assim, a dissolução promove a exclusão de um ou mais sócios. Ou seja, a quota do sócio que está se excluído é extinta.

Para iniciar um processo de dissolução societária, é fundamental haver uma avaliação para evitar prejuízos às partes envolvidas. Ou seja, tudo deve acontecer de uma maneira justa para as partes envolvidas.

Por que fazer a avaliação para a dissolução de sociedade?

Para ser correta e chancelada a divisão entre as partes.

Quem deve fazer a avaliação?

A avaliação contábil e intangível (marca) é realizada por peritos da área contábil e econômica.

Umas das tarefas do profissional contábil durante a avaliação para dissolução de sociedade é levantar o valor do patrimônio líquido conforme a equação “ativo – passivo exigível”. Afinal, os balanços podem conter erros ou defasagens ocasionadas pelo passar do tempo.

Se faz necessário realizar uma verificação dos valores que são devidos pelos sócios que irão deixar a sociedade. Esse procedimento também é chamado de ‘apuração de haveres’.

Dessa maneira, é função do perito durante a avaliação para dissolução de sociedade, checar as contas da empresa e analisar se os controles financeiros e patrimoniais são consistentes.

A avaliação de bens tangíveis deve ser realizada por um engenheiro civil quando houver(em) imóvel(is) e um engenheiro mecânico quando houver(em) máquinas e equipamentos a serem avaliados.

Desta forma, compilando às duas avaliações temos a valoração da empresa de forma integral para ser mais clara e justa a dissolução.

Dúvidas?

Entre em contato com os profissionais da Wert Engenharia. Aqui você conta com profissionais que irão garantir que a Sua Empresa se mantenha saudável e que o processo ocorra de maneira justa para todos os sócios.