Há um momento para cada startup em que alguns números importantes precisam ser analisados. Não apenas os KPIs e as métricas contínuas, mas também os grandes números. Em algum momento, você precisará se sentar e calcular o valuation de todo o seu negócio, incluindo seu produto, serviço, valor para o cliente – e sua própria ideia.
Neste artigo, a Wert vai falar sobre como calcular o valor de uma startup, os diferentes métodos de avaliação de startup que você pode usar.
Como calcular o valor de uma startup?
Existem vários métodos de avaliação de startups que você pode usar para estabelecer o valuation, com base no tipo de empresa e na fase de crescimento em que se encontra. Quatro dos métodos de avaliação de startups mais comuns estão listados abaixo.
1. Método de preços comparáveis
Este é um dos métodos de avaliação iniciais mais simples. Encontre uma empresa que seja comparável à sua (por exemplo, crescimento semelhante, taxas de rotatividade) e use-a como uma âncora para seu próprio valor. Embora isso não seja tão preciso, pode ser um bom ponto de partida para avaliações em estágio inicial.
2. Método do Scorecard
Uma variação do método de comparação acima, este método de avaliação inicial é normalmente usado por investidores anjo. Ao pesar medidas de sucesso (experiência da equipe, força do produto, competição etc.) subjetivamente, ele permite comparações entre sua startup e outras startups em sua indústria e área. Se sua startup parece ter qualidades acima da média de acordo com seus cálculos, é provável que você obtenha uma avaliação mais alta – e se torne uma oportunidade de investimento promissora.
3. Método de fluxo de caixa descontado
Este método de avaliação inicial aproxima quanto fluxo de caixa uma startup produzirá a longo prazo. Ao prever isso e calcular a taxa esperada de retorno do investimento, podem ser feitas suposições sobre o valor de uma startup. Este método não é o mais confiável, pois depende das habilidades do analista e da taxa de desconto que eles usam para levar em consideração os fatores de alto risco da startup.
4. Método “Custo para Duplicar”
Esse método analisa quanto custaria construir a mesma startup do zero. Também pode incluir custos de pesquisa e desenvolvimento ou quaisquer ativos físicos que a startup tenha. Embora este método de avaliação de startup possa ser vinculado a registros e receitas de despesas existentes para fornecer uma boa visão geral do custo, ele não leva em consideração o potencial de crescimento, vendas futuras e retorno sobre o investimento, ou ativos intangíveis, como fidelidade à marca.
Considerações finais sobre os métodos de avaliação de startup
Diferentes métodos de avaliação de startups fornecem resultados distintos em vários estágios de crescimento – e é importante saber quando um método é mais apropriado para usar em vez de outro. Cada método tem prós e contras que devem ser considerados e os investidores podem preferir um método a outro.
Seja qual for o método de avaliação inicial certo para você e para o estágio do negócio em que você está, é importante ser o mais preciso possível com os números. Isso garante que você possa aproveitar ao máximo as oportunidades de financiamento externo, ao mesmo tempo que mantém o máximo de patrimônio sob seu controle à medida que sua empresa cresce.