Dicas para Avaliação de um Imóvel já Ocupado

Quando chega a hora de comprar um imóvel, a dúvida bate: o valor cobrado é justo? O vendedor pensa estar perdendo, poderia aguardar e fazer um negócio mais favorável. Por outro lado, o comprador sente que poderia ter procurado melhor.

Para evitar essas percepções negativas é necessário levar em conta uma série de aspectos e variáveis que envolvem desde a localização do imóvel conforme polos relevantes nas proximidades até incluir qual o estado de conservação do bem, padrão construtivo, etc., fatos estes que afetam no cálculo do preço.

Outras situações, envolvendo a avaliação de apartamentos, incluem principalmente a área de lazer do condomínio, padrão geral e o número de vagas de garagem. Estas são algumas das situações fundamentais para a correta avaliação do imóvel. Buscar um profissional qualificado e experiente é o ideal para realizar o processo de avaliação.

Dentro de um mesmo edifício é possível encontrar discrepâncias entre os valores de avaliação. Isso depende, por exemplo, da posição do apartamento: quanto mais alto o andar, mais valorizado é o bem, assim como agrega valor se posicionado para receber a luz solar pela manhã. Em lugares de alta temperatura a busca é pela face sul, em temperaturas baixas a preferência é pela face norte.

Em segundo plano, surgem o acabamento do apartamento e sua respectiva conservação. A idade do imóvel influi, assim como o acabamento da fachada do prédio. Imóveis com uma melhor conservação causam uma boa primeira impressão, com pintura bem feita e livres de vazamentos. Mudar a fachada onera a taxa de condomínio.

Reformas internas também devem ser consideradas. Serviços básicos para manutenção devem ser calculados antes de fazer a avaliação ou colocar o imóvel a venda. O valor inicial pode sofrer queda, justamente, por causa desses detalhes. O valor gasto nesses ajustes não deve ultrapassar 0,5% do valor do imóvel.

A personalização também influi na hora de avaliar o bem. Lembre-se, no entanto, que quanto mais características pessoais tiver um imóvel, mais difícil será para efetuar sua venda, mesmo que agregue valor à pedida inicial.

O terceiro fator para avaliar são os complementos. Nesse caso, entenda-se garagens e áreas de lazer, além de outras questões, como segurança, que fazem o diferencial na hora de uma avaliação. A valorização de um imóvel pode ser até 10% maior se tiver mais de uma vaga de garagem e até 20% no caso de uma área de lazer completa.

As influências são muitas. No preço do imóvel, até a vista influi! Bem como acabamento e localização. Faça uma pesquisa sobre imóveis do mesmo porte do seu nas suas proximidades. Com isso, terá uma base para aquilo que valerá seu bem. Outros aspectos que também são importantes: idade da construção, apartamentos montados e áreas comuns do prédio.

A infraestrutura nas proximidades do imóvel tem larga influência no valor de imóvel. Trata-se da proximidade a comércios, shoppings, hospitais, escolas etc. Essa localização favorável aumenta o valor do bem.

Lembrando que, para você ter uma avaliação precisa e correta do imóvel, conte com a presença de um profissional capacitado e habilitado para fazer esse trabalho. Isso vai fazer com que você tenha o devido recebimento pelo aquilo que vale o seu bem.

Conte com a wert para fazer o melhor trabalho de avaliação para você!