A Governança corporativa é um dos três pilares de uma estratégia de gestão chamada de ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), que busca como resultado maior credibilidade e boa reputação para a empresa, que por sua vez compreende sua responsabilidade com a sustentabilidade, causas sociais e política de boas práticas.
Neste artigo, abordaremos a importância da governança corporativa e quais são as melhores práticas:
A importância da governança corporativa
Um dos principais benefícios da implementação da governança corporativa é o alinhamento de expectativas entre sócios, gestores e funcionários de uma mesma empresa. Esse alinhamento de expectativas impacta diretamente na redução de escândalos relacionados com a empresa, e como consequência a imagem da empresa sofre um impacto positivo.
Outro grande benefício está relacionado com a valorização da empresa, uma vez que o alto nível de governança pode aumentar o valor de mercado, atraindo novos investidores e, consequentemente, o capital da empresa. Existe até mesmo uma espécie de categorização dentro da bolsa de valores para que os investidores tenham conhecimento de qual é o nível de governança de cada empresa, já que boa parte deles utiliza a informação como critério de investimento.
Princípios da governança corporativa
A governança corporativa se baseia em quatro grandes princípios: transparência, equidade, responsabilidade e prestação de contas. O princípio da transparência diz respeito ao livre acesso às informações da empresa, tanto para investidores e colaboradores quanto para os próprios clientes. Já o princípio da equidade garante o tratamento igualitário de todas as partes da empresa, além de direitos iguais de distribuição de dividendos para os investidores. A responsabilidade corporativa é fundamental para garantir a segurança de todos diante das tomadas de decisões, e a prestação de contas está diretamente relacionada com o princípio da transparência.
A governança corporativa e a valorização da empresa
Conforme citado anteriormente, a implementação dos princípios da governança corporativa em sua empresa impacta diretamente em sua valorização. Trata-se de um cuidado bastante importante, não apenas para aquelas empresas que possuem capital aberto ou desejam realizar a abertura do capital, mas também para aquelas que desejam simplesmente construir uma empresa com bases sólidas, que é bem vista por funcionários e clientes.
Para saber mais informações sobre governança corporativa, avaliação de empresas e outros assuntos relacionados, entre em contato conosco!