Laudo de bens comerciais: quais detalhes se atentar e como contratar?

Os bens comerciais são quase sempre uma boa oportunidade de investimento, especialmente para áreas em desenvolvimento.

No entanto, a maioria dos investidores encontra problemas em ter uma ideia de quanto deve valer um determinado bem comercial. Isso ocorre porque, diferentemente dos bens residenciais, onde o valor é determinado apenas pela condição do próprio imóvel, existem muitas outras considerações que determinam o valor do bem comercial.

Localização

Um dos principais fatores que determinam o valor de um bem comercial é a sua localização. Uma boa localização geralmente se resume à proximidade com outros estabelecimentos comerciais como shoppings, apartamentos, condomínios, etc. e sua acessibilidade. Os inquilinos de imóveis comerciais se beneficiarão mais ao alugar um imóvel mais próximo de outros estabelecimentos, seus fornecedores, funcionários e, principalmente, seus potenciais clientes. Locais que atendem às qualidades acima de uma boa localização são chamados de locais privilegiados. Estes são geralmente locais comerciais no coração das cidades.

Potencial de Renda

Imóveis comerciais com maior potencial de geração de renda também são mais valorizados. Por exemplo, quanto mais espaço tiver para os inquilinos, maior será o potencial de renda. Este imóvel também será mais valorizado. Outro exemplo disso é que um bem comercial para escritórios localizados em áreas centrais de negócios tem um grande potencial de locação e, portanto, também será mais valorizado.

Como determinar o valor de mercado de um bem comercial?

Não existe uma única maneira de determinar o valor de um bem comercial. Especificamente, existem diferentes abordagens de avaliação que os avaliadores licenciados usam para fazer isso. Algumas dessas abordagens são mais apropriadas para uso em algumas propriedades comerciais do que outras e é prerrogativa do avaliador misturar e combinar essas abordagens para obter o valor correto da propriedade comercial.

Abordagem de custo

Esta é a abordagem mais simples e intuitiva na determinação do valor de um imóvel comercial

Abordagem de Renda

Nesta abordagem de avaliação, o valor da propriedade comercial depende de sua renda potencial.

Abordagem de comparação de vendas

Essa abordagem basicamente usa apenas os preços de mercado de propriedades semelhantes disponíveis no mercado.

Abordagem do Multiplicador de Aluguel Bruto

Essa abordagem é semelhante à abordagem de renda, mas depende das rendas brutas anuais e não da receita operacional líquida.

Valor por porta

O preço total de um imóvel é dividido pelo número de unidades de apartamentos que estão disponíveis para obter o valor por unidade.