Vistoria Cautelar de Vizinhança

Laudo cautelar de vizinhança – O que é: Laudo de constatação mediante exame circunstanciado dos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obras com o propósito de caracterizar tipologia, estado de conservação, padrão construtivo, idade estimada e eventuais anomalias a falhas, ou outras características importantes, constatadas nas edificações e demais benfeitorias. através da NBR 16747-20 – Inspeção predial ― Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, e Lei 307 do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) Nacional. Finalidade: Constatar anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e Fornecer informações técnicas aparentes que possam auxiliar na definição de procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra. Conceito: processo de analisar tecnicamente as condições físicas, de segurança e ambientais dos imóveis e também as condições socioeconômicas dos vizinhos de um empreendimento edilício, visando ação proativa para a qualidade total e resguardo de direitos da obra e vizinhança. Tal conceito segue na esteira da doutrina, que considera a análise técnica de determinado fato, condição ou direito relativo a um objeto. Nessa vistoria temos o fato da confrontação, a condição de risco dos imóveis e os direitos dos moradores e trabalhadores da obra, o que confirma o acerto da conceituação proposta.

Laudo Cautelar de Vizinhança

Constatação mediante exame circunstanciado dos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obras com o propósito de caracterizar tipologia, estado de conservação, padrão construtivo, idade estimada e eventuais anomalias a falhas, ou outras características importantes, constatadas nas edificações e demais benfeitorias.

O trabalho da vistoria da vizinhança tem por finalidade:
  • Constatar anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e “perpetuar a memória” das características físicas e do estado de conservação de edificações e benfeitorias localizadas na área de influência de um canteiro de obras.
  • Fornecer informações técnicas aparentes que possam auxiliar na definição de procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra.
Qual o objetivo do laudo cautelar de vizinhança?

objetivo deste trabalho é a segurança física e jurídica da construtora e vizinhos, através da elaboração de Laudo de Vistoria Cautelar que avaliará as condições técnicas, de uso, operação e de manutenção das edificações lindeiras mediante o registro das Manifestações Patológicas associadas às Anomalias (endógenas; exógenas – de terceiros;  funcionais – devido ao uso e aos fenômenos da natureza).

Evite problemas desnecessários para você e seu vizinho:

Obras e novos empreendimentos podem gerar impactos na estrutura de prédios vizinhos, colocando a segurança patrimonial e física de seus moradores/frequentadores em risco. Para prevenir esse tipo de incômodo, alertamos a necessidade de se apresentar um Laudo Cautelar de Vizinhança, que consiste em uma criteriosa perícia técnica com análise e ilustração fotográfica das casas e dos prédios vizinhos antes de uma nova obra se iniciar. São consideradas, entre outros: a situação física, estabilidade estrutural e a existência de manifestações patológicas construtivas que possam causar qualquer tipo de interferência ou incômodo aos vizinhos ou construtor.

Como é realizado o laudo cautelar de vizinhança?

Antes do início da obra, um perito qualificado deverá visitar o local para realizar um Check List completo do estado de conservação geral dos imóveis vizinhos, incluindo memorial fotográfico com máquinas fotográficas e drones com imagens de alta resolução. Após a coleta dessas informações, é confeccionado um Laudo Cautelar que será enviado tanto para o vizinho quanto o construtor. Assim, ficam preservados os direitos das partes, prevenindo eventuais conflitos ou danos futuros.

Novidade – A Wert agora é habilitada pela ANAC (Agência nacional de Aviação Civil) sob todas suas normas de segurança para inspeções aéreas com a utilização de drones.

Tópicos essenciais
  • Vistoria de constatação das edificações com utilização de drones;
  • Caracterização geral (Descrição das anomalias observadas, Classificação do estado de conservação geral do imóvel e grau de urgência em reparos);
  • Ilustração fotográfica de boa qualidade;
  • Constatar anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e “perpetuar a memória” das características físicas e do estado de conservação de edificações e benfeitorias localizadas na área de influência de um canteiro de obras;
  • Fornecer informações técnicas aparentes que possam auxiliar na definição de procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra.