Laudo de Inspeção Predial
LTIP: Laudo de inspeção predial: é a análise isolada ou combinada das condições técnicas estruturais, vedação, de uso e de manutenção da edificação. Trata-se de uma análise minuciosa de todos setores construtivos de um edifício visando implementar um plano de manutenção junto ao síndico ou administrador do condomínio ou requerer a garantia da construtora responsável pela obra. Essas informações são de extrema importância para segurança dos moradores e frequentadores, assim como para implementar um plano de manutenção junto ao síndico ou administrador do condomínio.
Segurança e Inspeção Predial:
Para garantir a segurança física de moradores e frequentadores, além da segurança econômica patrimonial, é necessário que se realizem o serviço de inspeção predial regularmente, visando detectar possíveis danos de estrutura, revestimentos, coberturas, instalações, equipamentos e demais elementos.
Curiosidades técnicas: As anomalias constituem não conformidades que impactam na perda precoce de desempenho real ou futuro dos elementos e sistemas construtivos, e redução de sua vida útil projetada. Podem comprometer, portanto: segurança; funcionalidade; operacionalidade; saúde de usuários; conforto térmico, acústico e lumínico; acessibilidade, durabilidade, vida útil, dentre outros parâmetros de desempenho definidos na ABNT NBR 15575.
Orientações de ordem técnica e documental:As edificações em geral precisam adotar um Plano de Manutenção formal, mediante a implementação de ações preventivas ou corretivas de manutenção. O atendimento a esse tópico serve para acolher as necessidades dos usuários das edificações e possibilita o atendimento ao quesito: assegurar a vida útil dos sistemas, nos termos previstos na Normativa vigente. Note que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou em 1989 a norma NBR 5.674, que recomenda os passos e os critérios que devem ser adotados na gestão da manutenção predial, portanto, desde aquela ocasião, já existe as exigências ou prescrição para a implantação de Programa de Manutenção, nas edificações, seguindo os ditames normativos, vigentes.
Tipos de Anomalias:
- Anomalias Endógenas: Proveniente de vício de projeto, materiais e execução;
- Anomalias Exógenas: Decorrente de danos causados por terceiro;
- Anomalias Naturais: Oriundas de danos causados pela natureza;
- Anomalias Funcionais: Provenientes da degradação, associada ao uso;
Manifestações Patológicas mais comuns:
- Fissuras, trincas, rachaduras, brechas e fendas;
- Oxidação
- Perda de seção construtiva de concreto e armaduras expostas;
- Lixiviação
- Empolamento de pintura
- Carbonatação
- Florescências (Eflorescência e Subflorescência)
- Mofo e bolor
- Manchas
- Saponificação
- Calcinação
- Recalque diferencial
Sistema construtivo:
- Alvenarias
- Esquadrias
- Estruturas de Concreto
- Fachadas
- Impermeabilização
- Instalações Elétricas, Hidráulicas e Gás
- Paisagismo
- Pinturas
- Revestimentos de Parede, Piso e Teto
- SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas)
- Sistema de combate a incêndio
- Condicionamento de Ar – Ventilação
As não conformidades podem estar relacionadas a desvios técnicos e de qualidade da construção e/ou manutenção da edificação. Podem, ainda, não atender aos parâmetros de conformidade previstos para os sistemas construtivos e equipamentos instalados, tais como: dados e recomendações dos fabricantes, manuais técnicos em geral, projetos e memoriais descritivos, normas, etc.
Recomendamos que se realize uma Inspeção Predial com 4 anos de idade real e após os 6 anos da edificação, de 2 em 2 anos (6, 8, 10…n anos). Como exemplo trivial em fachadas de prédios altos, uma simples cerâmica mal fixada, ao cair pode causar um problema enorme.
As consequências de uma anomalia endógena, exógena ou falha de manutenção podem ser catastróficas, se não forem tomadas as devidas precauções em tempo recomendadas pelo seu engenheiro. Desta forma, é possível que o síndico/administrador tome as medidas adequadas para sanar os possíveis danos indicados conforme seu grau de criticidade e urgência, evitando assim sinistros e demais prejuízos.
Inspeções em estruturas de concreto armado – Patologias são doenças das edificações que de forma análoga à saúde humana indica através de uma fissura/febre que algo não está bem, neste caso contate seu Engenheiro para evitar uma deterioração precoce em suas construções. O profissional treinado levantará os problemas e irá recomendar as soluções cabíveis pelo método GUT (gravidade, urgência e tendência). Este ato é formalizado por um laudo de inspeção predial, que irá otimizar de forma substancial a habitabilidade, segurança e o valor de venda do seu imóvel.
- Inspeção das estruturas com auxílio de instrumentos como trenas e níveis a laser, drones etc
- Utilização de componente químico como a fenolftaleína para avaliar o PH do concreto;
- Caracterização geral (Descrição das anomalias observadas, classificação do estado de conservação geral do imóvel);
- Classificação de grau de risco e urgência em reparos;
- Após constatação de anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos, recomendamos a reforma, conforme seu grau de risco e urgência.