Teste de impairment: como aplicar?

Impairment é uma palavra no idioma inglês, que significa deterioração. Este teste também é conhecido no Brasil como teste de recuperabilidade, pois tem como intuito avaliar a desvalorização dos ativos de uma empresa, seja por conta do desgaste que se dá pelo uso, seja por ação da natureza ou demais circunstâncias.

Trata-se de um procedimento obrigatório para empresas com ativo total superior a R$240 milhões ou receita bruta anual superior a R$300 milhões, sempre tendo como base os valores do ano anterior.

Mas e na prática, você sabe como aplicar o teste de impairment? Continue lendo este artigo para saber:

Metodologias para teste de impairment

O primeiro fator que deve ser considerado para saber como aplicar o teste de impairment é qual será a metodologia utilizada. A escolha vai depender de cada caso, mas é importante conhecer todas as opções disponíveis.

As metodologias mais utilizadas são: metodologia de valor em uso e metodologia de valor justo líquido de despesas de venda. Sendo que a primeira tem como objetivo avaliar o valor atual de fluxos de caixa futuros previstos, enquanto que a segunda avalia o ativo retirando o valor das despesas estimadas para uma possível venda de um determinado bem.

Laudo de avaliação dos bens e divulgação do teste de impairment

Uma parte muito importante do teste de impairment é a elaboração do laudo técnico e a divulgação do resultado. Existem alguns tópicos específicos a serem abordados nesta etapa, e entre eles estão o valor da perda, quais são os itens que compõem a unidade geradora de caixa (com a justificativa de composição), se o valor recuperável é o valor justo líquido de despesa de venda ou o valor em uso, entre outros.

Procure um especialista

O teste de impairment é um procedimento que deve ser realizado com bastante cautela e precisão. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, é importante contar com um especialista, principalmente para a elaboração do Laudo Técnico e divulgação dos resultados.

A Wert Engenharia conta com profissionais experientes na execução deste serviço, que garantem uma avaliação criteriosa e segura para os nossos clientes. Entre em contato conosco para mais informações!